10 dias descobrindo o melhor dos países Bálticos. Com direito a uma escapada em Helsinque, na Finlândia.
Vilnius, Trakai, Siauliai, Rundale, Riga, Sigulda, Taillinn, Helsinque
Acomodação
Hotéis inclusos
Duração
10 dias
Valores
entre em contato
Melhores datas
Maio à Outubro
Bônus
City tours e guia em português
Os países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, estão localizados ao norte da Europa ao longo do Mar Báltico. Cada país possui seus próprios customes e tradições. Suas capitais são os novos hot spots do turismo e atraem aquele viajante que deseja algo diferente das viagens tradicionais na Europa.
Dia 1: Chegada em Vilnius
Chegando de avião, você verá como Vilnius está praticamente imersa num grande bosque. Verdíssima, é cortada pelo Rio Neris e outros riachos em que, nos poucos meses de calor, os moradores pescam, andam de caiaque e até nadam.
Com pouco mais de 500 mil habitantes, a capital da Lituânia esbanja o charme de uma cidade do interior e ainda conta com uma população simpática e acolhedora.
Dia 2: Vilnius
Vilnius também é conhecida como “Jerusalém da Lituânia” e possui uma população heterogênea que inclui 92 nacionalidades.
Você tem direito a uma visita panorâmica na cidade. Dentre os muitos locais sagrados estão a Igreja de São Pedro e São Paulo, construída em 1668 nas ruínas de um templo pagão dedicado à deusa do amor Milda; a Igreja de Santa Ana, com o monastério das Bernardinas; Igreja de São Casimiro, fundado pelos Jesuítas e dedicado ao santo Casimir Jagiello (filho do Rei da Polônia); e a igreja São Miguel, um trabalho da Renascença construído em 1594.
Dia 3: Dia livre em Vilnius.
Curta o seu dia livre em Vilnius. Quer uma sugestão? Curta o antigo gueto. Cercando o belíssimo Bulevar Vokieciu, o antigo gueto é o bairro mais popular da cidade. É ali que ficam os melhores bares e restaurantes, ideais para um mergulho na gastronomia lituana (ou um confronto, dependendo do seu paladar). Ir ao supermercado também é uma pequena aventura exótica. Você descobrirá que o mundo não é tão globalizado assim ao precisar da ajuda de um estranho para identificar uma simples barra de manteiga.
De todo o impronunciável dicionário lituano, você, provavelmente, só deve memorizar três palavras, labas (oi), baras (bar) e alus (cerveja). É claro! Nesse país movido a malte e lúpulo, as doses costumam vir em baldes, e é praxe que um bom baras tenha pelo menos uma dezena de alus a oferecer. Depois da ocupação soviética, a partir de 1940, o governo russo proibiu a produção caseira de cervejas para empurrar vodca goela abaixo. Com a independência, as microcervejarias foram reativadas com fervor. Meu baras favorito, Bambalyné, vende mais de 50 tipos de espumosas locais e tem pinta de adega milenar. Faça bom proveito!
Dia 4: Vilnius-Siauliai-Rundale-Riga
Siauliai: "a cidade Sol", quarta maior cidade da Lituânia existe há 2500 anos. A cidade ganhou fama com a Colina das Cruzes e foi visitada pelo Papa João Paulo II. Após a visita, seguiremos para Rundale para visitar o castelo barroco constru´do pelo famoso arquiteto Francesco Rastrelli. Prosseguiremos para Riga, capital da Letônia.
Dia 5: City tour em Riga
Riga – capital da Letônia – surpreende pela energia pulsante apesar de ter aquele mesmo ar pacato de cidade pequena encontrado em Vilnius. Nosso programa contempla um city tour em Riga e inclui as vistas mais charmosas da cidade como o famoso bairro em Art Nouveau, a catedral luterana de Riga, Igreja de São Pedro, as antigas Guildas, o portão Sueco e a maravilha arquitetônica dos Três Irmãos. A Igreja de Jacó, o Parlamento, o antigo castelo de Riga e muitos outros prédios e lugares históricos.
Dia 6: Dia livre em Riga
O seu dia livre em Riga pode ser curtido na Old Riga (A cidade histórica), por lá você poderá curtir com mais calma as nuâncias da cidade.
Sugestão: Experimente um dos pratos tradicionais bálticos, o Pelékie Zirni ar Speki. É difícil de pronunciar, mas bem fácil de degustar.
Dia 7: Riga-Sigulda-Tallinn
Passeio para Sigulda, localizado dentro do parque nacional de Gauja, uma área repleta de castelos e cavernas. Desfrute da visita ao castelo de Turaida, de onde é possível ter uma vista privilegiada das redondezas.
Dia 8: Helsinque
O dia 8 de sua viagem é o dia em que você conhecerá a capital da Finlândia. Se você olhar no mapa, verá que Tallin e Helsinque são duas capitais bem próximas mas são divididas por uma pequena viagem de 2h pelo Mar Báltico.
Helsinque é famosa por sua arquitetura moderna e tem atrações interessantes, como o magnífico Monumento Sibelius, construído com tubos, e a Igreja Temppeliaukio, construída em uma rocha com um teto coberto de cobre. Bon Voyage!
Dia 9: Tallinn
Tallinn é a capital da Estônia, país com tradição viking e a cidade medieval mais bem preservada da Europa. Sim, em Tallinn você terá uma experiência medieval como em nenhum outro lugar.
Nosso programa contempla um city tour com um guia e ônibus. (1h e 30 minutos a pé e 1h30min de ônibus). Você fará uma visita panorâmica pela cidade. Veremos as muralhas da cidade com suas 26 torres de defesa, a prefeitura de mais de 600 anos, a farmácia mais antiga do mundo, a igreja Oleviste e a igreja de St Nicholas do século XVIII. Após o city tour, mate sua fome um restaurante medieval. Imagine um ambiente escuro iluminado apenas com velas, a luz ilumina os desenhos e tapeçarias nas paredes, e também revela o mobiliário e utensílios medievais. Bom, alguns restaurantes em Tallinn funcionam desse jeito mesmo, com direito a hidromel ao som de canções dos bardos.
Dia 10: Fim de viagem.
'Viajar é trocar a roupa da alma'. Esta frase de Mario Quintana revela bem o poder que uma viagem tem, a renovação. Seu passeio na Europa terminou, agora é o momento de voltar para a casa, renovado.
Observação: O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade. A ordem dos passeios incluídos e opcionais mencionados no descritivo pode sofrer alteração de acordo com a programação do receptivo local.
Preços para este roteiro não foram definidos.
Nosso programa inclui:
- Guia em língua portuguesa em Milão e St. Moritz para tour a pé de 3h;
- Pernoites em quarto duplo de hotel 4 estrelas com café da manhã nas cidades contempladas;
- Bilhetes para cruzeiros e trens;
- Transfer com motorista privativo de/para hotéis, piers, estações e aeroportos;
Não está incluído:
- Passagem aérea;
- Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros;
- Taxas hoteleiras de turismo e serviço;
- Entradas nos monumentos;
- Transfers não especificados no programa.